Nosso Canil Vendas Últimas Premiações Resultado Exposições Canis Exterior Artigos Fale Conosco
 


 
A GARUPA DO PASTOR ALEMÃO
A mola mestre do conjunto propulsor
José Walter Santos Ferro
Criador e Juiz de Criação e Seleção da SBCPA


A garupa é uma parte anatômica vital para o movimento do cão, pois ela tem a função de receber a força resultante do impacto dos membros posteriores com o solo e transmiti-la ao trem anterior através do lombo e dorso. Em síntese, a garupa é a engrenagem responsável pela conversão da força do posterior em energia cinética. E por ser a garupa uma peça tão importante para o melhor desempenho do conjunto propulsor do cão pastor alemão, um exímio trotador, devemos considerar os requisitos anatômicos indispensáveis a essa função.

Devemos, portanto, considerar:
a) O comprimento, a largura, a posição e a musculatura da garupa;
b) A correção dos aprumos posteriores quanto a sua posição e equilíbrio;
c) A correção dos ângulos articulares, vital para a maior eficiência na amplitude das passadas e, finalmente,
d) Um bom desenvolvimento da musculatura da garupa, da região lombar e dorsal, bem como das coxas (glúteos).

Quanto ao comprimento a garupa pode ser NORMAL (Ideal), MEDIANA ou CURTA.
A garupa de um pastor alemão tem em média 18,3cm de comprimento, com máximo de 20cm e mínimo de 17cm. São medições feitas através de radiografias (dados da SV-Alemanha).
Quanto à largura pode ser NORMAL ou ESTREITA e quanto ao seu posicionamento pode ser NORMAL, PLANA ou CAÍDA. Uma garupa correta tem um ângulo de inclinação de 23 a 28 graus, de tal modo que seu caimento, numa tomada lateral do cão em parado ou em movimento (passo ou trote), não quebre a harmonia da continuação natural da linha superior, em suave declive e sem queda abrupta.

Os requisitos são tantos que torna-se difícil para um leigo ou criador pouco experiente fazer uma avaliação precisa da garupa de um pastor alemão. Com tal nível de complexidade, mesmo os mais experientes precisarão ser meticulosos e menos apressados no julgamento, até porque alguns outros fatores de avaliação devem ser considerados, como, por exemplo, que o desenvolvimento da garupa se completa em torno de 3 anos de idade do cão, quando a massa muscular já deverá estar formada, desde que, obviamente, o animal tenha tido um desenvolvimento sadio, sem problemas nutricionais e com exercícios regulares e adequados.

Se o todo não for perfeito, ou seja, sem um bom desenvolvimento muscular, sem a correção e o equilíbrio das angulações e dos aprumos em geral, sem a perfeita posição e ajuste dos membros tanto em movimento quanto em parado, a propulsão certamente será comprometida, mesmo se a garupa for de tamanho e posicionamento corretos.

Teresópolis, 04 de agosto de 2004.

José Walter Santos Ferro



 


Canil Hirten der Nacht
Teresópolis - RJ - Brasil
0xx21 2642-4625 / 98896-0076